terça-feira, 13 de setembro de 2011

TORCIDAS ORGANIZADAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - 1

Olá queridos leitores, todas terças postaremos sobre as histórias das Torcidas Organizadas!
Começaremos hoje com as duas torcidas mais famosas do São Paulo Futebol Clube, a Independente e a Dragões da Real




Torcida Independente: Sua história começa em março de 1972. O São Paulo disputava a Taça Libertadores da Américo no Paraguai. Seus adversários, o Cerro Portenho e o Olímpia. Os torcedores uniformizados(TUSP), estavam animados, pois era a primeira vez que compareciam aos jogos no exterior. Os preparativos começaram muito bem. Fretaram 8 ônibus. Pagaram pela excursão, incluindo hospedagem. Na bagagem dos organizadores, muitas camisas e brindes para serem distribuídos aos simpatizantes do São Paulo. No entanto a viagem teve o amargo saber da derrota. O time perdeu o primeiro jogo na quarta feita por 3 a 2, para o Cerro Portenho e a torcida, a confiança na diretoria da Tusp. “Não bastasse o time ter perdido descobrimos que os cabeças da torcida ficariam hospedados em hotéis 4 estrelas e os demais em pensões. Para completar, ficamos sabendo que em vez deles de distribuírem os brindes e camisetas, estavam vendendo” lembra Newton Ribeiro, um dos fundadores da Independente. Foi a Gota d’água. Na volta da excursão, logo após o ultimo jogo, no domingo(São Paulo 1 x 0 Olímpia), no próprio ônibus já se começou a cogitar formação de uma facção da torcida. A idéia se concretizou durante um jogo no Pacaembu quando Newton foi procurado por Ricardo Rapp e Rinaldo Cardoso, outros dois torcedores descontentes para discutirem a formação da nova torcida. A luta no campo não foi menor. Tiveram de brigar por um espaço na arquibancada e no estádio, para guardar o material, e, ainda conquistar novos torcedores.





Retirado do site: http://www.independentenet.com.br/



Torcida Dragões da Real: A Dragões da Real foi fundada em 15 de junho de 1984 a partir da fusão de duas torcidas tricolores, a Dragões da Real Torcida Jovem e a Força Jovem Mais Querido, duas torcidas que tinham o mesmo ideal, apoiar sempre o São Paulo FC acima de qualquer coisa, estando ele como e onde estiver.
Os primeiros jogos foram acontecendo e lá estava a Dragões da Real em todos, mostrando sempre muita garra e amor pelo São Paulo. Em 1985, veio o primeiro título paulista comemorado pela Dragões e, com isso, a torcida conquistou ainda mais força. Com apenas um ano de fundação, a Dragões já era uma das maiores torcidas do São Paulo.
O espaço fôra conquistado e vieram mais dois títulos: o brasileiro em 1986 e o paulista em 1987. Em 1986, a Dragões começava a se destacar e ficar conhecida por todo o Brasil e, só naquele ano, mais de mil são-paulinos se associaram, tornando a Dragões uma da maiores torcidas organizadas do país. O auge foi a final do campeonato brasileiro contra o Guarani, quando a torcida levou quase 2.000 sócios para Campinas.





Retirado do site: http://dragoesdareal.com.br/site3/

Bom espero que tenham gostado! Semana que vem será mostrado um pouco da história das Torcidas Organizadas da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário