sábado, 17 de setembro de 2011

MILLWALL X WEST HAM: FUTEBOL É DETALHE NO CLÁSSICO DE SANGUE E ÓDIO

East London Derby volta a acontecer neste sábado, na capital da Inglaterra, pela Segundona. Passado é repleto de confusões entre as torcidas rivais


  A primeira vez ninguém esquece. A última vez, também não. E todas as outras entre elas, muito menos. Quando se trata do clássico inglês entre Millwall e West Ham, o chamado "East London Derby", os torcedores de ambos os clubes geralmente têm motivos para guardar lembranças eternas de cada duelo. Nem sempre são recordações do que aconteceu dentro de campo: o clássico é famoso pela centenária rivalidade entre os clubes do leste de Londres e, principalmente, pela violência extrema de parte de suas torcidas.

Neste sábado, às 08h30m (de Brasília), acontece mais um confronto entre os "Lions" do Millwall, e os "Hammers" do West Ham. A partida, válida pela sétima rodada da Segunda Divisão inglesa, será no estádio do Millwall, o New Den.
- O clima deste jogo é algo que não consigo descrever. Não somos rivais, somos inimigos – diz o torcedor do Millwall, Drew Richards, ao sair da loja oficial do clube de coração.
O último encontro entre eles, em agosto de 2009, começou com pancadarias, pré-agendadas entre as torcidas, nas ruas em frente ao estádio. E terminou com a invasão de cerca de 200 torcedores ao gramado do Upton Park.
- Lembro de ver dezenas de rostos ensanguentados, pessoas sofrendo. Não é algo que gostaria de voltar a ver. Foi um dia terrível – conta uma moradora da Green Street, rua da entrada principal do estádio do West Ham (a rua também dá nome ao filme "Green Street Hooligans", de 2005, que retrata a rivalidade entre os dois londrinos).

O Millwall nasceu em 1885. Dez anos depois, do outro lado do rio Tâmisa, seria a vez do West Ham United (que se chamava, à época, Thames Ironworks). Um dos grandes motivos para tamanha rivalidade entre os clubes aconteceu em 1926: trabalhadores de Millwall quebraram um acordo de greve entre os estivadores da região. A suposta traição é considerada como uma das grandes razões para a antipatia histórica.
Episódios de confusões e vandalismos são mais famosos do que qualquer gol ou lance de jogo. Nos anos 70, por exemplo, um torcedor do Millwall foi morto após uma briga com os rivais. No jogo seguinte, a torcida dos "Lions" levaria uma faixa ao estádio prometendo vingança: ‘"m torcedor do West Ham tem que morrer para vingá-lo".
No último mês de maio, a rivalidade, até que enfim, ficou somente no bom humor esportivo. Após o rebaixamento do West Ham para a Segunda Divisão, torcedores do Millwall provocaram os rivais ao contratar um avião que sobrevoou o estádio onde os "Hammers" haviam caído, com os dizeres: "Avram Grant – Lenda do Millwall" (Grant era o técnico do West Ham na oportunidade).
A pacata rua em frente ao estádio New Den, palco do clássico deste sábado, tem algumas lojas de peças de carros, oficinas mecânicas e um restaurante chamado "Café Millwall". Os dias mais lucrativos para todos os comerciantes da região são quando há jogos do time da casa. Menos quando a partida é contra o West Ham.
- A polícia já avisou que podemos ficar abertos no máximo até às 11h da manhã. A própria loja oficial do clube também ficará excepcionalmente fechada neste sábado. É um jogo diferente, melhor fechar do que correr o risco de ter tudo quebrado por vândalos – diz um atendente do restaurante.


Essa matéria foi retirada do portal do Globo Esporte! postaremos abaixo, vídeos das brigas que envolve o clássico mais sangrento do futebol mundial:






Nenhum comentário:

Postar um comentário